29 de novembro de 2008

A cidade são os homens

Porventura considerais que uma cidade é feita de pedras e de paredes? A cidade são os homens e não as casas!

Santo Agostinho

Correção

Tudo o que nesta vida possa um homem sofrer, se ele o aproveita para se corrigir, é para o seu bem; senão é duplamente condenado: aqui, sofre as penas temporais; no além, pagará as eternas.

Santo Agostinho

Atitude no sofrimento

Ó homem, não está em tua mão sofrer ou não sofrer, mas sim se no sofrimento tua vontade se degrada ou se dignifica.

Santo Agostinho

Misericordioso flagelo do castigo

E os homens se admiram - e oxalá ficassem só na admiração, ao invés de também blasfemarem - quando Deus corrige o gênero humano e envia o misericordioso flagelo do castigo, para que os homens se emendem antes do dia do juízo. E o faz, em geral, sem escolher os que prova, pois não quer que ninguém se perca. Atinge, pois, indistintamente, pecadores e justos; ainda que ninguém possa considerar-se justo, pois até Daniel confessa seus próprios pecados.

Santo Agostinho

De urbis excidio

De urbis excidio. Nossas cidades foram arrasadas.

Na catástrofe que se abateu sobre o Vale do Itajaí, tivemos uma oportunidade para observar a natureza humana como que sob uma lente de aumento. As escolhas morais em um momento como este ficam mais aparentes.

As pessoas, quando escolhem, se posicionam e se dividem em dois campos. Trigo ou joio. Ovelhas ou carneiros. Do lado direito e do lado esquerdo.

Houve quem esquecesse de suas próprias necessidades para ajudar os outros em abrigos e quem aplicasse golpes na praça a pretexto de recolher ajuda.

Uns acolheram estranhos em suas casas; outros entraram nas casas abandonadas para furtar.

Houve quem distribuísse pão a preço de custo ou mesmo de graça e quem praticasse preços abusivos aproveitando-se de pessoas que não tinham opção.

Pessoas organizaram páginas com informações vitais na Internet. Outras criaram comunidades para fazer piadas macabras sobre a tragédia.

Voluntários se juntaram às forças de trabalho. Outros passavam trotes usando as linhas de emergência.

Inúmeros anônimos ajudaram discretamente sem que uma mão soubesse o que a outra estava fazendo, enquanto alguns famosos aproveitavam os holofotes para se promover ainda mais.

Como ensinou Santo Agostinho, convivem na Terra duas cidades: a cidade de Deus e a cidade dos homens. E nesta tragédia vimos as duas claramente.

5 de novembro de 2008

Seremos obrigados a expiar por nossos pecados

Espero que nenhum de vocês tenha a menor dúvida a respeito da existência do Purgatório. A Igreja, à qual Jesus Cristo prometeu a guia do Espírito Santo e à qual, consequentemente, não pode se enganar nem nos enganar, ensina-nos sobre o Purgatório de um modo bem claro e positivo. Isto é uma certeza mais que certa, de que lá é um lugar onde as almas dos justos completam a expiação por seus pecados, antes de serem finalmente adimitidas na glória do Paraíso, o qual, diga-se de passagem, já está assegurado a elas.

Sim meus caros irmãos, isto é um artigo de Fé: se nós não tivermos feito penitência proporcional à gravidade de nossos pecados, ainda que tenhamos sido absolvidos no Sagrado Tribunal da Confissão, nós seremos obrigados a expiar por eles.

S. João Batista Vianney