27 de junho de 2007

O patrimônio da Igreja

A grande maioria do patrimônio da Igreja Católica está nos imóveis como igrejas (templos), templos esses espalhados nas cidades pequenas e grandes em todo mundo, nos seminários para formação de padres, nas casas religiosas, nas obras de assistência aos pobres, milhares e milhares pelo mundo afora. A igreja da sua paróquia é do padre? Ele pode vendê-la quando bem entender? Claro que não! A igreja é do povo da paróquia, o conjunto das igrejas (templos) de uma diocese e outros imóveis como salões e casas paroquiais, é administrado pela própria diocese, mas não que o bispo possa dispor desses bens imóveis ao seu bel prazer ou usá-los em proveito próprio. Jamais.

Obras como a Fazenda da Esperança, hoje em evidência devido à visita do Papa, com muitas terras e boas construções – onde se recuperam milhares de jovens anualmente, constituem uma riqueza, mas frei Hans, seu fundador, não pode dispor dela e fazer o que bem quer. Estes bens existem para a recuperação de filhos de Deus que perderam sua dignidade.

E o Vaticano, com seu ouro, suas jóias? Esta conversa é mesmo de quem não conhece a Igreja. O Vaticano tem muitas peças sacras, pinturas e histórias gravadas nas paredes de suas capelas, tapetes e obras literárias. É patrimônio da humanidade. Ali estão, porque ao longo dos séculos pessoas de todas as partes do mundo foram presenteando os pontífices. Sua venda não mataria a fome de nem de 0,001% dos necessitados num curto espaço de tempo. O Estado do Vaticano é o menor país do mundo circundado pela cidade de Roma, do tamanho de uma quadra. O Papa não pode vender aquele pequeno pedaço de terra, ele é dos cristãos.

Pe. Crispim Guimarães
FONTE: http://www.progresso.com.br:80/not_view.php?not_id=30165

Nenhum comentário: