Pelas almas dos mortos do vôo JJ3054
Pie Iesu Domine, dona eis requiem.
Dona eis requiem sempiternam.
O Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós.
Pie Iesu Domine, dona eis requiem.
Dona eis requiem sempiternam.
Postado por
Fernando Correia
às
21:49
0
comentários
Nenhum poder coercitivo do Estado, nenhum ideal puramente terreno, por grande e nobre que seja em si, poderá substituir por muito tempo os estímulos tão profundos e decisivos que provêm da fé em Deus e em Jesus Cristo.
Papa Pio XI
Encíclica «Mit Brenneder Sorge», de 1937
Postado por
Fernando Correia
às
19:12
0
comentários
Não devemos duvidar do fato de que a bem-aventurada Mãe e Virgem Maria, possuidora de um coração vigoroso e determinação sempre constante, desejava dar seu Filho para a salvação do gênero humano, de tal forma que a Mãe viveu, em tudo, conforme o Pai. E, em relação a esta verdade, o que mais devemos louvar e prezar é que Ela tenha aceitado que seu Filho único fosse sacrificado para a salvação dos homens. E, no entanto, Ela se condoía tanto com as dores do Filho que, de bom grado, e se possível, teria tomado sobre si os tormentos sofridos por Ele. Maria foi verdadeiramente forte e terna, doce e rigorosa ao mesmo tempo, rígida consigo mesma, pródiga para conosco! É, pois, a Ela que devemos amar e venerar acima de todas as coisas, em segundo lugar, após levarmos nosso amor à suprema Trindade e a seu Santíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, cujo mistério divino não pode ser expressado por língua alguma.
São Boaventura
Postado por
Fernando Correia
às
12:57
0
comentários
O amor é o ‘coração’ da vida cristã: de fato, só o amor, suscitado entre nós pelo Espírito Santo, nos torna testemunhas de Cristo.
Papa Bento XVI
Postado por
Fernando Correia
às
19:58
0
comentários
Bento XVI defende que "a simplicidade dos gestos e a sobriedade dos sinais, situados na ordem e nos momentos previstos, comunicam e cativam mais do que o artificialismo de adições inoportunas".
A decisão de facilitar a celebração no Rito de São Pio V já era algo que o Papa defendia enquanto Cardeal. A 5 de Setembro 2003, numa entrevista concedida ao Canal Católico EWTN, Joseph Ratzinger deixava claro que a "antiga Liturgia não se proibiu nunca".
O então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé mostrava-se agastado com a questão dos "abusos" a que se assistia na Liturgia. Nessa mesma entrevista não escondia a sua paixão pelo latim, indicando que a presença desta língua "ajudaria a dar uma dimensão universal" às celebrações.
Octávio Carmo
Agência Ecclesia
Postado por
Fernando Correia
às
20:01
0
comentários
"Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?"
(Mateus, 19,16)
Do discurso do Papa Bento XVI aos jovens no Brasil:
A pergunta do Evangelho não contempla apenas o futuro. Não trata apenas de uma questão sobre o que acontecerá após a morte. Há, ao contrário, um compromisso com o presente, aqui e agora, que deve garantir autenticidade e conseqüentemente o futuro. Numa palavra, a pergunta questiona o sentido da vida. Pode por isso ser formulada assim: que devo fazer para que minha vida tenha sentido? Ou seja: como devo viver para colher plenamente os frutos da vida? Ou ainda: que devo fazer para que minha vida não transcorra inutilmente?
Jesus é o único capaz de nos dar uma resposta, porque é o único que nos pode garantir vida eterna. Por isso também é o único que consegue mostrar o sentido da vida presente e dar-lhe um conteúdo de plenitude.
Íntegra:
http://www.universocatolico.com.br/content/view/14256/98/
Postado por
Fernando Correia
às
23:28
0
comentários
"Una palabra habló el Padre, que fue su Hijo, y ésta habla siempre en eterno silencio, y en silencio ha de ser oída del alma."
(“Uma só palavra falou o Pai, que foi seu Filho, e a diz sempre em eterno silêncio e em silêncio há de ser ouvida pela alma.”)
San Juan de la Cruz
Dichos de luz y amor 104; cfr. Subida II, 22,3-6
A presença da Virgem Maria está implícita neste pensamento do santo. Maria Santíssima é o silêncio contemplativo que acolheu a Palavra.
Ordo Carmelitarum Discalceatorum
http://www.ocd.pcn.net/mad_es2.htm
Postado por
Fernando Correia
às
23:06
0
comentários
Eu um sermão sobre pastores, Santo Agostinho comentou:
"Ele mantém guarda sobre nós quando estamos acordados e quando dormimos. Se um rebanho terreno está a salvo na guarda vigilante de um pastor humano, o quanto mais seguros estamos nós, que temos Deus como nosso pastor, não apenas porque Ele deseja nos ensinar e ajudar, mas porque Ele é nosso criador. Quanto a vós, meu rebanho, assim diz o Senhor Deus: Julgarei entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes (Ezequiel, 34,17). Por que há bodes no meio do rebanho do Senhor? Bodes que serão mandados para a esquerda, e ovelhas que serão chamadas para o lado direito de Deus, se encontram nos mesmos campos e junto aos mesmos córregos; e Ele cuida juntos daqueles que mais tarde serão separados. A paciência humilde das ovelhas é uma emulação da paciência de Deus. Ele irá separar o rebanho depois, mandando alguns para a direita e alguns para a esquerda."
(Sermões, 47)
Postado por
Fernando Correia
às
21:53
0
comentários
Virgem Santíssima que, sem hesitar,
ofereceste a ti mesma ao Onipotente,
para a realização do seu projeto de salvação,
infunde confiança no coração dos jovens
para que haja sempre pastores zelosos
que guiem o povo cristão pelo caminho da vida,
e almas consagradas que saibam testemunhar
na castidade, na pobreza e na obediência,
a presença libertadora de teu Filho Ressuscitado.
João Paulo II
Mensagem para o 38º Dia de oração pelas vocações,
6 maio 2001
Postado por
Fernando Correia
às
13:00
0
comentários
O leigo que é simultaneamente fiel e cidadão deve sempre se guiar em ambas as ordens por uma única consciência cristã.
Apostolicam Actuositatem
Concílio Vaticano II
Postado por
Fernando Correia
às
20:41
0
comentários
Que terrível é este lugar! Aqui é a casa de Deus, aqui é a porta do céu.
Jacó
Livro de Gênesis 28,10-22
Postado por
Fernando Correia
às
07:45
0
comentários
É uma prática que tem origem nos protestantes anabatistas, que consideram inválido o batismo de outras igrejas cristãs, e rebatizam quem nelas ingressa. No pentecostalismo americano, surgiu o tal do "batismo no Espírito", que seria a versão herética do sacramento da confirmação.
Nessas seitas, quem não é "batizado no Espírito" ainda não é considerado membro ativo. Foi exatamente dessas igrejas que o pentecostalismo entrou na igreja católica, levando consigo essas práticas.
Na RCC, quem não é "batizado no Espírito" não é considerado "graduado", ainda não tem os seus "dons". Se alguém participa vários anos da RCC e nunca foi "batizado no Espírito" é porque tem o coração fechado a Deus.
Apesar de diversos pronunciamentos de bispos e até do Papa sobre o tema, proibindo essa terminologia, o uso continua corrente. O problema que vejo no entanto não é de terminologia, mas de copiar um ritual de rebatismo importado do protestantismo.
E isso não é um aspecto secundário, mas está na base de tudo que é a RCC. Toda a idéia do movimento é fazer com que cada católico do mundo seja "batizado no Espírito". Toda a teologia do movimento está centrada nos efeitos que o "batismo no Espírito" tem na vida da pessoa.
Os padres, bispos, teólogos, que participam do movimento falam o tempo todo que "não é um novo batismo", é um "reavivamento do Espírito Santo dentro da pessoa" (no sentido de que a pessoa se torna mais consciente da presença e ação do E.S.), mas é tudo uma tentativa de dar uma roupagem católica a uma prática em essência anti-católica (originada em quem nega o batismo católico).
Por isso creio que é impossível conciliar essa prática com a doutrina católica.
Carlos H. Correia
Postado por
Fernando Correia
às
22:26
5
comentários
Não queremos voltar a um Estado religioso nem a um Estado que mande na Igreja. Mas que se entenda bem a laicidade do Estado. Ela não pode ser pretexto para que sejam suprimidas as liberdades religiosas, a liberdade de consciência, a liberdade de expressão. Que, a pretexto de laicidade do Estado, quem de alguma forma professa fé religiosa, seja ela qual for, seja considerado um cidadão de segunda categoria e por isso tenha de ficar quieto e não se manifeste. A Constituição brasileira diz que o Estado não tem uma religião. Portanto, ele não privilegia uma religião, mas respeita as propostas e as idéias religiosas dos cidadãos. O Estado é laico, mas a sociedade não é. A grande maioria dos brasileiros professa uma fé religiosa. Não se deve confundir Estado com sociedade. Me parece que no Brasil se pretende que o Estado substitua a sociedade. Essa discussão tem de ser mais bem colocada.
Dom Odilo Scherer
arcebispo de São Paulo
Laico:
adjetivo e substantivo masculino
1 que ou aquele que não pertence ao clero nem a uma ordem religiosa; leigo
Ex.: um membro l. da congregação; um l. no meio do clero
2 que ou aquele que é hostil à influência, ao controle da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos
Ex.: é próprio de um espírito l. reverenciar o conhecimento científico; os l. se opõem ao ensino religioso nas escolas públicas
adjetivo
3 que é independente em face do clero e da Igreja, e, em sentido mais amplo, de toda confissão religiosa
Ex.: educação l.
4 relativo ao mundo profano ou à vida civil
Ex.: moral l.; virtude l.
Dicionário Houaiss
Postado por
Fernando Correia
às
07:54
0
comentários
Quem é pecador, senão aquele que recusa ver-se como tal? Não será afundar-se no seu pecado e, a bem dizer, identificar-se com ele, o deixar de se reconhecer pecador? E quem é injusto, senão aquele que se acha justo?
S. Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja
Sermão 30
Postado por
Fernando Correia
às
07:36
0
comentários
Deus veio ao homem para que o homem chegue até Deus.
S. Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja
Sermão 30
Postado por
Fernando Correia
às
07:35
0
comentários
A verdade é que as coisas finitas podem dar centelhas de alegria, mas somente o Infinito pode encher o coração. Disse-o outro grande convertido, Santo Agostinho: "Criastes-nos para Vós, ó Senhor, e o nosso coração está inquieto, enquanto não descansa em Vós" (Confissões, 1, 1).
Discurso de Bento XVI aos jovens em Assis
Postado por
Fernando Correia
às
18:12
0
comentários
O Vaticano não é um conjunto de monumentos, por mais preciosos que sejam, nem uma sede de instituições, por mais prestigiosas e influentes que sejam.
É antes de tudo o lugar histórico e espiritual do martírio e do túmulo de Pedro: onde testemunhou com seu sangue essa fé sobre a qual se segue baseando a nossa, unindo-se através do tempo como uma corrente ininterrupta de testemunhos de fé.
Padre Federico Lombardi
porta-voz da Santa Sé
Postado por
Fernando Correia
às
23:01
0
comentários
Cria-se uma religião de resultados, que solucione todas as crises, cure todas as doenças, resolva todos os problemas. Uma religião-terapia e não uma religião-aliança. Em vez de relacionar-se com Deus, como um amigo íntimo, um companheiro fiel, um pai extremoso, faz-se dele objeto de uso.
Dom Eusébio Scheid
Postado por
Fernando Correia
às
22:55
0
comentários
Quando o homem olha para dentro do próprio coração, descobre-se inclinado também para o mal, e imerso em muitos males, que não podem provir de seu Criador, que é bom. Muitas vezes, recusando reconhecer Deus como seu princípio, perturbou também a devida orientação para o fim último e, ao mesmo tempo, toda a sua ordenação quer para si mesmo, quer para os demais homens e para toda a criação.
Concílio Vaticano II
Constituição sobre a Igreja no mundo actual « Gaudium et spes », § 13
Postado por
Fernando Correia
às
22:50
0
comentários
O sacerdote, que celebra fielmente a Missa segundo as normas litúrgicas, e a comunidade, que às mesmas adere, demonstram de modo silencioso mas expressivo o seu amor à Igreja.
Carta Encíclica ECCLESIA DE EUCHARISTIA
do Sumo Pontífice João Paulo II
Postado por
Fernando Correia
às
22:38
0
comentários
A linguagem da Mãe (a Igreja) se torna nossa; aprendemos a falar nela e com ela, de modo que as suas palavras se tornam, pouco a pouco, sobre os nossos lábios, as nossas palavras.
Cardeal Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI)
Que o antigo uso da Língua Latina seja mantido, e onde houver caído quase em abandono, seja absolutamente restabelecido. – Ninguém por afã de novidade escreva contra o uso da Língua Latina nos sagrados ritos da Liturgia.
(Papa João XXIII, Encíclica Veterum Sapientia)
Se me mandarem falar latim, vou fazer: “Au, au, au!”
(Padre Marcelo Rossi)
Postado por
Fernando Correia
às
22:25
0
comentários
"Usar a linguagem como um recurso para influir no moral de uma população é uma técnica que sempre foi empregada com muito sucesso nas guerras ; a propaganda é um instrumento de comprovada eficiência que o nazismo e o comunismo usa com maestria. A esquerda sabe que com uma população de baixos padrões morais é mais fácil fazer prosperar os ideais revolucionários ,por isto não quer centrar o debate sobre o direito de um inocente viver mas sim na segurança das técnicas para provocar a sua morte!"
C. Márcio Ferreira
"Muitos pró-vida estão preocupados por causa do assunto do aborto inseguro, esquecendo-se que não somos contra o aborto porque é inseguro para a mãe, mas sim porque mata o bebê."
Colin Mason
Postado por
Fernando Correia
às
21:40
0
comentários
Temos uma idéia muito redutiva e jurídica de pessoa que gera muita confusão no debate sobre o aborto. É como se uma criança adquirisse a dignidade de pessoa a partir do momento em que esta lhe é reconhecida pelas autoridades humanas. Para a Bíblia, pessoa é aquele que é conhecido por Deus, aquele a quem Deus chama por seu nome; e Deus, nos é assegurado, conhece-nos desde o seio materno, seus olhos nos viam quando éramos ainda embriões no seio de nossa mãe. A ciência nos diz que no embrião existe, em desenvolvimento, todo o homem, projetado em cada mínimo detalhe; a fé acrescenta que não se trata só de um projeto inconsciente da natureza, mas de um projeto de amor do Criador.
Padre Raniero Cantalamessa, ofmcap. -- pregador da Casa Pontifícia
Postado por
Fernando Correia
às
18:11
0
comentários
A tradição catequética lembra também que existem "pecados que bradam ao céu".
Bradam ao céu:
Postado por
Fernando Correia
às
19:55
0
comentários
O diálogo com os que negam a Deus é contrário ao espírito do Evangelho.
Todos os padres que defendem a possibilidade de um diálogo com os marxistas perderam a cabeça, perderam a fé.
Embora afirmem o contrário, eu lhes asseguro de Deus não pensa assim.
São padre Pio
Olívio Cesca, PADRE PIO - O santo do terceiro milênio, Ed. Myrian.
Postado por
Fernando Correia
às
13:07
0
comentários
Bem-aventurada pobreza, que prodigaliza riquezas eternas aos que a amam e a abraçam! Santa pobreza – a quantos a possuem e a desejam, promete Deus seguramente o Reino dos céus, a glória eterna e a vida feliz. Querida pobreza, que o Senhor Jesus Cristo Se dignou preferir a tudo o resto, Ele que reinava e reina sobre o céu e a terra, Ele que “falou e as coisas existiram” (Sl 32, 9).
Santa Clara (1193-1252), monja franciscana
I Carta a Inês de Praga, § 15-23
Postado por
Fernando Correia
às
07:44
0
comentários