8 de julho de 2007

Batismo no Espírito Santo

É uma prática que tem origem nos protestantes anabatistas, que consideram inválido o batismo de outras igrejas cristãs, e rebatizam quem nelas ingressa. No pentecostalismo americano, surgiu o tal do "batismo no Espírito", que seria a versão herética do sacramento da confirmação.

Nessas seitas, quem não é "batizado no Espírito" ainda não é considerado membro ativo. Foi exatamente dessas igrejas que o pentecostalismo entrou na igreja católica, levando consigo essas práticas.

Na RCC, quem não é "batizado no Espírito" não é considerado "graduado", ainda não tem os seus "dons". Se alguém participa vários anos da RCC e nunca foi "batizado no Espírito" é porque tem o coração fechado a Deus.

Apesar de diversos pronunciamentos de bispos e até do Papa sobre o tema, proibindo essa terminologia, o uso continua corrente. O problema que vejo no entanto não é de terminologia, mas de copiar um ritual de rebatismo importado do protestantismo.

E isso não é um aspecto secundário, mas está na base de tudo que é a RCC. Toda a idéia do movimento é fazer com que cada católico do mundo seja "batizado no Espírito". Toda a teologia do movimento está centrada nos efeitos que o "batismo no Espírito" tem na vida da pessoa.

Os padres, bispos, teólogos, que participam do movimento falam o tempo todo que "não é um novo batismo", é um "reavivamento do Espírito Santo dentro da pessoa" (no sentido de que a pessoa se torna mais consciente da presença e ação do E.S.), mas é tudo uma tentativa de dar uma roupagem católica a uma prática em essência anti-católica (originada em quem nega o batismo católico).

Por isso creio que é impossível conciliar essa prática com a doutrina católica.

Carlos H. Correia

5 comentários:

Wagner disse...

É um equívoco considerar que a realidade pentecostal é novidade na Igreja Católica. Equívoco maior ainda é imaginar que ela seja fruto do pentecostalismo protestante.

A Igreja Católica é pentecostal desde sua origem. E sempre foi lugar para o "batismo no Espírito", uma terminologia bíblica e não meramente protestante.

São Mateus narra que Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo (Mt 3,11).

Se os católicos carismáticos insistem na terminologia do "batismo no Espírito", não fazem nada mais que utilizar um termo bíblico, portanto comum a Tradição Católica.

É fato que alguns bispos da CNBB, especificamente os de tendências TL(Teologia da Libertação), se opuseram a disseminação do termo alegando prejuízo e confusão com o sacramento do batismo.

É fato também que a CNBB, no documento em que orienta o não uso da expressão "batismo no Espírito", contradiz a aprovação de Roma ao estatuto da RCC.

Utilizar o termo "batismo no Espírito", como dito, não é novidade protestante infiltrada no catolicismo, nem pode ser considerado uma questão de "roupagem católica", mas meramente catolicismo, como atestam as Escrituras.

Unknown disse...

COMO PODE ALGUÉM SER BATIZADO COM ESPÍRITO SANTO NO CATOLICISMO SE NEM AO MENOS ADORAM A UM DEUS DE VERDADE E SIM EM ÍDOLOS IMAGENS DE ESCULTURAS SE NA BÍBLIA DIZ:EU SOU O SENHOR, ESTE É O MEU NOME; A MINHA GLÓRIA NÃO A DAREI A OUTREM, NEM A MINHA HONRA, àS IMAGENS DE ESCULTURAS.ISAÍAS42:8 !!!
SERIA ÓTIMO SE REALMENTE QUE PESSOAS DA CATÓLICA FOSSEM BATIZADOS NO ESPÍRITO SANTO! DEUS SE AGRADARIA MUITÍSIMO DISSO MAS PRECISA SER PREGADA A VERDADE LÁ!!! SÓ O SENHOR É DEUS E NÃO HÁ OUTRO ALÉM DELE!!! PESSO DESCUPAS SE DISSE ALGO QUE NÃO GOSTARAM MAS ESSA É A MINHA OPINIÃO!!! OBRIGADA.

Anônimo disse...

Eu sou da rcc....nads a ver com o protestantismo muitos jovens foram batizados no espiritos...agora o poder de DEUS manifestado é obra protestante...libertações eu ja fui batizado no espirito de DEUS. E PUDE COMPROVAR que é verdade, uma força muito forte domina o nosso corpo e frutos renacem como na biblia diz..eu convido vc a participar de um grupo de oração mais perto de vc e sinta...o poder de DEUS!

Unknown disse...

é uma pena que tantos anos passam,tantos sinais de DEUS nas vidas de todos os cristãos, e muitos achem,que ser de DEUS é ser de religião (A ou B) que coisa,lembre-se que a sua justiça só serve pra você mesmo,a unica justiça que é universal é de nosso,pense nissoantes de espressar seus comentarios que não acrecentam nada na vida dos outros que vocês dizem telos como irmãos,ja que se acreditamos em DEUS e seguimos seus mantamentos a sua palavra que dizer de DEUS.... PAZ E BEM NA VIDA DE TODOS

Anônimo disse...

MINHA IRMA EM CRISTO SOU CATOLICO E A IGREJA CATOLICA E A UNICA IGREJA DE CRISTO FUNDADA POR ELES PROTESTANTES SO VEIO NO SEC 16 ESTUDA MAS IRMA E OLHA OS PAIS DA IGREJA AS PATRISTICAS QUE JA CONVERTEU 500 PASTORES A UNICA IGREJA LEIA SOBRE SCOTT HANN DIZIA A MESMA BOBAGEM QUE VC DISSE QUE ADORAMOS IMAGEM QUE JESUS NAO ESTA AQUI OLHA ONDE ELE ESTA HOJE ELE E UM EXCELENTE CATOLICO HJ E SUA ESPOSA TB COMO PODER CRISTO SUMI 16 SEC E APARECER SO COM MARTINHO LUTERO SI FOI NOSSO SENHOR MESMO QUEM DISSE TU ES PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO NAO PREVALECERAM SOBRE ELA E DISSE MAS EU FICAREI CONVOSCO ATE O FIM DOS TEMPOS ELE PROPRIO DISSE ISSO COMO PODER JESUS SO APARECER DEPOIS DE 16 SECULOS SO PRA VC ENTENDER ESSA TEOLOGIA PROTESTANTE QUE SO DIVIDE ESTUDE MAS MINHA IRMA SI CONVERTA