20 de maio de 2007

Salvai-me pela vossa compaixão

“A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio,
e afirmo que só Vós sois o meu Deus!
Eu entrego em vossas mãos o meu destino;
libertai-me do inimigo e do opressor!
Mostrai serena a vossa face ao vosso servo,
e salvai-me pela vossa compaixão!”

Quem é o inimigo e o opressor? A falta de emprego, o abandono do marido, a droga, a bebida, a pobreza, a carência afetiva, a morte premeditada, a solidão, a falta de apoio, a depressão, a doença. Devemos lembrar, entretanto, que estes não são maiores que a compaixão de Deus, por mais que pareça o contrário.

Por que ainda ter medo do sofrimento? O poeta canta, fazendo referência ao momento da crucificação de Cristo:

“Quem não há de perder todo o medo,
vendo o céu ser aberto ao ladrão!”

Se Deus teve compaixão do ladrão, que inclusive admitiu todas as coisas más e erradas que cometeu, por que não há de ter compaixão de nosso sofrimento. Cabe-nos dizer junto com o ladrão:

- “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino.”

E junto com o salmista:

- “A vós eu me confio, entrego em vossas mãos o meu destino.”

Sandra Maria

Nenhum comentário: