12 de julho de 2006

Catecismo ajuda famílias a descobrir beleza da fé

«Catecismo ajuda famílias a descobrir beleza da fé», explica cardeal Levada
O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em Valência

VALÊNCIA, sexta-feira, 7 de julho de 2006 (ZENIT.org).- O Catecismo da Igreja Católica constitui uma ajuda única para que as famílias descubram a beleza da fé, constatou o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé nesta sexta-feira, em sua intervenção ante o Congresso Teológico-Pastoral sobre a Família que se encerrou em Valência.

Este volume e o recém-publicado «Compêndio», que o resume, disse o cardeal William J. Levada, «podem ajudar as famílias e a cada um de nós a descobrir a beleza da fé católica e vivê-la gozosamente, para transmiti-la às novas gerações, aos pais e mães de amanhã».

O substituto do cardeal Joseph Ratzinger dividiu sua intervenção em três partes. A primeira foi dedicada a apresentar o Catecismo; a segunda à família na tradição da Igreja; e a terceira à presença do Catecismo nas famílias.

Recordou que João Paulo II ressaltou a importância do novo Catecismo como «instrumento de renovação e unidade na Igreja».

«O Catecismo -- sublinhou o cardeal Levada -- ajuda a Igreja a assegurar a unidade de fé pela qual Jesus mesmo orou na Última Ceia. Esta unidade da Igreja está acompanhada pela consciência que os fiéis têm de estar em comunhão com os cristãos de todos os tempos, desde a época dos Apóstolos até os nossos dias.»

Na segunda parte, o cardeal assinalou que «a família é com razão chamada a célula fundamental da sociedade humana. De fato, estamos acostumados a pensar na família como o lugar onde vivemos e transmitimos nossa fé católica, sem dar muita atenção a como ela mesma responde a um desígnio de salvação em Cristo, que Deus nos revelou na Sagrada Escritura».

Denunciou que «um dos grandes desafios dos últimos tempos é a tentativa, em sociedades secularizadas, de mudar as leis que, durante séculos, inclusive milênios, reconheceram o plano de Deus para o matrimônio e a família como se apresenta na ordem da Criação, e que constitui um patrimônio comum para toda a humanidade governada pela lei natural».

Concluiu sublinhando a importância da presença do Catecismo no seio da família, indicando que «poderia ser uma ferramenta sumamente útil na realização de sua vocação e missão».

ZP06070707

Nenhum comentário: