3 de julho de 2006

Virtudes teologais

Dom Tito Buss
Bispo emérito de Rio do Sul (Santa Catarina)

As virtudes da fé, esperança e caridade são chamadas virtudes teologais. Teológico, ou teologal, é aquilo que se refere mais diretamente a Deus. Estas três virtudes, são, de fato, fundamentais na religião. Referem-se diretamente ao nosso relacionamento com Deus. O grande bispo Santo Agostinho diz que a fé é como o fundamento do edifício espiritual. A esperança levanta o edifício e a caridade faz o acabamento. Antigamente se via, em muitos lares cristãos, uma tela caprichosamente bordada pela avó, onde a fé era representada por uma cruz; a esperança, por uma âncora e a caridade por um coração ardente.

A fé é aquela virtude que nos faz crer firmemente na existência de Deus e nas verdades que ele revelou. Crer em Deus e crer em nossa imortalidade é ponto de partida fundamental para toda religião. "Sem fé é impossível agradar a Deus", diz a Bíblia. A esperança é aquela disposição da alma, que nos faz confiar totalmente em Deus, que ele nos salve e nos receba em seu Reino, onde estaremos com Ele por toda a eternidade. A caridade nos faz: "Amar a Deus de todo coração, de toda a nossa alma e com todas as nossas forças, e o próximo como a nós mesmos. Nestes dois mandamentos, diz Jesus, consistem toda lei e os profetas."

Estas virtudes são fundamentais para toda nossa religiosidade. Com elas, somos cristãos: sem elas não somos cristãos. Não nascem em nós por geração espontânea, nem se conservam em meio aos espinhos e abrolhos dos vícios. Precisam ser cultivadas. Mas não só. Devemos pedi-las insistentemente a Deus em nossas orações, pois elas são resultado, não apenas de nossos esforços, mas são também um dom de Deus. O dom de Deus a gente não pode merecer, mas pode e deve pedir com confiança filial.

Publicado em: Jornal de Santa Catarina
29 de junho de 2006

Nenhum comentário: